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SODA News na Gamescom: Entrevista com a game dev Karyna Crash

Sonho é o que nos move! Então não pare de sonhar e vá em busca de realizá-los!” (Karyna Crash)

Aconteceu em São Paulo, durante os dias 26 a 30 de junho a primeira Gamescom LATAM, a maior feira de games do mundo chegou ao Brasil, no São Paulo expo, promovendo experiências épicas para o mercado de jogos e a equipe do portal SODA News, esteve presente na feira onde entrevistou a desenvolvedora de games Karyna Crash.

Karyna que também é designer e ilustradora , tem 29 anos e atualmente cursa MBA – Gestão da Criatividade e inovação. Criadora de conteúdo sobre o universo geek/gamer, nas suas redes sociais ela dá dicas sobre acessórios gamers e compartilha o seu posicionamento sobre jogos (especialmente Crash Bandicoot, sua paixão). Nosso editor CuiaGeek entrevistou Karina em um bate papo super descontraído onde ela contou um pouco mais sobre sua trajetória e carreira profissional.

Como foi chegar onde está hoje?

Realmente não foi algo fácil, tudo começou em 2006, eu estava na 6ª série quando eu vi que existia o curso de Designer de Games, foi aí que eu decidi o que queria fazer da minha vida, mas eu não sabia como chegaria até lá, pensei que só aprimorar meus traços de desenhos ia ser o suficiente (risos), mas não foi só isso tive que estudar muito, e após 3 longos anos de ENEM, sim eu cursei o ENEM e no ano de 2014 consegui minha bolsa de 100% no curso de Bacharel em Design de Games, pela Universidade Anhembi Morumbi (ela foi a primeira Universidade Brasileira a ter o curso de games).

Antes de entrar na Universidade Anhembi eu estava cursando técnico Jogos Digitais na Faculdade IBTA, onde era 100% também que foi pela minha nota anterior do ENEM o técnico foi 1 ano e 6 meses, nesse tempo eu trabalhava como auxiliar administrativa e pagava um curso de computação gráfica pela escola SAGA de games, arte e animação (esse foi o único curso que consegui pagar com o salário que recebia, fazer Faculdade era impossível pelo preço na época), eu queria me especializar ao máximo antes de fazer o Bacharel, pois eu sabia que ia conseguir pelo ENEM, então enquanto eu não passava eu trabalhava de manhã das 7h as 13h no setor administrativo, fazia o curso de computação gráfica no perido da tarde e o técnico durante a noite.

O técnico de jogos foi de 2013 a 2014, a saga escola de computação gráfica foi de 2013 a 2016. No ano de 2015 graças ao bom Deus iniciei o curso que eu tanto sonhei, Designer de Games na Universidade Anhembi Morumbi, depois de muita luta vocês não imaginam o quanto chorei por essa conquista, o bacharel foi de 2015 à 2018, 4 anos de muitos acontecimentos, eu tive que sair do meu emprego, pois o horário do curso não batia com o horário do curso que eu consegui, fiquei sem trabalho de 2015 a 2017, mas tentava fazer freelancers para não ficar sem dinheiro, pois não gostava que meus pais ficassem me bancando sabe, eu amo demais meus pais e agradeço muito por tudo que eles fazem por mim, mas eu tenho consciência de que eu tenho que arcar com minhas responsabilidades.

Em 2017 consegui um estágio que ainda não era em games, trabalhava como designer gráfica em um agência, mas eu tentava sempre usar a gamificação de alguma forma, para a empresa ver esse meu lado, eu estudava das 07:30 até 12:45, foi muito puxado o estágio era das 13h às 19h, minha sorte é que o estágio era uma estação de trem de distância da Faculdade, só que era 2h da minha casa, então eu acordava as 4h30 saia 5h15 de casa e só chegava em casa quase 22h e ia fazer trabalho da Faculdade eu ia virada muitas vezes.

Até que chegou o dia do TCC, e foi uma benção, fomos uma das maiores notas e parece que tudo valeu a pena sabe, contando aqui me deu até vontade de chorar, de verdade, pois só quem passou por diversas coisas vai entender, muitas pessoas pensam que é fácil sabe que a gente por onde está hoje, conseguiu fácil as coisas… e não não é assim! Eu tentei resumir aqui, e pegar pedaços da história, pois foi muito mais além sabe… para conseguir essa bolsa eu tive até que conversar com o Ministro da Educação, pois por conta de 120 reais eu ia perder a bolsa, pois eu estava trabalhando, sendo que eu tinha q sair do trabalho assim que conseguisse a bolsa. Foram muitas coisas…. Mas graças a Deus passou e foi o que eu disse no início, sem progresso não subimos de nível, temos que adquirir experiência.

Então em 2019 fui efetivada pela empresa que estava, mas infelizmente eu tive burnout em 2021 e tive que pedir demissão tive que fazer tratamento até, mas fiquei melhor, e nesse período eu foquei na minha vida e nos meus gostos, ai que eu comecei a crescer mais nas minhas redes sociais, conhecer mais pessoas como eu. Mas depois de uns 3 ou 4 meses que pedi a demissão, uma ligação de uma empresa que eu sempre amei me ligou e disse se teria interesse em participar de uma entrevista era voltado para área gráfica de parques, eu super quis, pois é o que costumava fazer “cenários” em games então foi ótimo ainda mais pelo fato de ser uma empresa que eu já sonhava, e eu consegui a vaga! Realmente eu chorei com as pessoas que fizeram a entrevista comigo, pois foi uma grande conquista até elas choraram (mais um sonho se realizando), até que surgiu uma vaga para games dentro dessa mesma empresa e falaram se eu gostaria de fazer parte desse outro time, conversei com minha ex gestora da área de parques (que a admiro muito) e ela me apoiou e hoje estou também com mais um ótimo gestor que me apoia muito nos meus sonhos e objetivos e estou amando fazer parte disso com ele, pois ele é um excelente profissional que consegue transmitir tudo com muita clareza para mim e ao setor e estou ao lado de ótimos colegas de trabalho também nesse setor, estou quase 3 anos lá e só tenho a agradecer, a gente tem que saber esperar, pois os momentos certos sempre irão aparecer.

Atualmente consigo conciliar o trabalho + MBA + criação de conteúdo. Uma das coisas que eu digo jamais desista dos seus sonhos, pois percebeu que eu queria muito entrar na Universidade Anhembi Morumbi? E hoje sou uma das influenciadoras da área de Games deles, eles me chamaram em 2023, após um vídeo que fiz sobre a Faculdade. Eu só tenho a agradecer e agradecer a cada dia mais, pelas conquistas. Lembrando que a Universidade Anhembi Morumbi foi a primeira Universidade a ter o curso de games no Brasil.

O que ou quem te levou a fazer o que faz hoje?Meus pais sempre me apoiaram em tudo que fosse fazer, meu pai e minha mãe fala que temos que fazer o que gostamos e claro minha irmã também ela é 1 ano mais velha que eu, então tenho que agradecer a eles, pois sem eles não sei como eu aguentaria passar por tantas coisas.

Comecei a jogar video game desde os 3 anos de idade no supernitendo, jogava o jogo do bart (simpsons), até que em 1998 meu pai trouxe o Playstation 1 e como eu disse foi aí que começou minha verdadeira paixão por games, ao jogar Crash Bandicoot, Crash Bandicoot foi o primeiro jogo de PS1 que joguei, e nasceu uma verdadeira paixão até hoje, então devo isso ao meu pai que fez isso acontecer e me mostrar esse Universo tão único e mágico que é ser gamer, e claro a minha mãezinha também, pois ela jamais criticou e sempre me apoiou a cursar, foi graças a minha mãe que eu soube do técnico em jogos que minha nota do enem, poderia fazer um técnico.

Então eles sempre estão tentando ajudar de algum modo e isso é incrível, eu os amo demais, já minha irmã tive um incentivo dela nas redes sociais ela sempre falou pra eu entrar nesse mundo, então eu agradeco a cada um deles que me apoiaram e me apoiam. O que tenho a acrescentar mais é que minha maior inspiração é Crash Bandicoot, pelo fato de eu ter crescido e me desenvolvido com ele, ele é um jogo que não me decepciona e mostra que sonhos são reais que podem se transformar, muitas pessoas pensavam que ele não voltaria e ele voltou com remake, com novo jogo e até já teve jogo de celular isso tudo de ser quem eu sou é pela criação do Crash então como eu sempre falo e agradeço a eles Andy Gavin e Jason Rubin os criadores de Crash Bandicoot além de construírem a Naughty Dog, fizeram o jogo que mudou/moldou a minha vida de diversas formas OBRIGADA! Espero um dia poder conhecê-los.

Quais as dificuldades de ser mulher nessa área?

Eu normalmente não falo muito sobre essa questão das dificuldades em ser mulher na área de games, pois tento ser bem positiva em tudo então tento falar mais de como as mulheres estão crescendo no mercado hoje em dia na área e no consumo de games, temos que driblar esse assunto e mostrar que somos mais fortes juntas e que a cada dia mais nós mulheres dominamos muito bem o assunto “GAME”.

É delicado o assunto pois todos sabemos que a maioria quando fala de games parece ter só especialistas HOMENS nessa área, mas não é bem assim, mulheres estão entrando muito nessa área.

Grande exemplo que eu amo falar sobre é da “Carol Shaw” a primeira desenvolvedora de jogos, ela fez River Raid, muitas pessoas não conhecem ela, mas jogaram o jogo, pois é um clássico dos anos 70/80, desenvolvido em 1978 teve mais de um milhão de cópias vendidas, temos também a Yoko Shimoura que é super famosa por ser compositora de trilhas de jogos como Street Fighter ll, franquias de Mario e Luigi entre outros jogos.

Por conta disso temos que dar muito valor nesse meio e na força de vontade de cada mulher, pois um meio que é tão “preconceituoso”, mulheres conseguiram guiar seu caminho nessa área, e não podemos desistir na metade do caminho por conta de tais preconceitos, temos que manter o pé no chão, pois conseguimos.

Tenho muito orgulho de ser mulher e estar nessa área, tanto como criadora de conteúdo voltada para jogos como game designer. Eu passei por diversos inconvenientes, eu digo que a vida é como um jogo, se não houver ao menos um obstáculo/boss para “derrotarmos “então esse jogo tá chashado (risos), pois precisamos disso para aprimorar nossas experiências. Então é “nunca baixar a cabeça para tais dificuldades e sim mostrar que somos capazes de tudo”.

Gostaria de deixar registrado também que participei de uma game jam na Brasil Game Show em 2016, eram grupos de 3 e iam ser selecionado 10 grupos para participar eu e mais dois amigos nos inscrevemos, fomos chamados ficamos muito felizes quando chegamos lá só existia eu de mulher, eram 29 homens e 1 mulher no caso eu.

É bem complicado, pois os jornalistas iam falar sobre isso como era lidar com isso, e tudo mais, por isso eu falo MULHERES gamers, desenvolvedoras LUTEM PELO SEU ESPAÇO E NÃO DESISTAM.

Onde você quer chegar?

Desejo me aprofundar cada vez mais como game designer, desenvolvendo jogos e saber que pessoas estão jogando o que criei com tanto amor, ser reconhecida nesse meio gamer é algo que eu desejo muito desde os anos 90 (risos).

Sou de 94, mas me lembro perfeitamente do ano 98 quando tive o primeiro contato com o jogo Crash Bandicoot, então foi aí que eu soube o que eu queria ser.

Desde pequena sou bem objetiva no que almejo ser e tento seguir esse meu sonho, sabe?! Pois os sonhos é que nos move. Quero chegar a um ponto que as empresas me vejam como uma influência positiva nesse meio gamer, sei que é um tanto complicado, pois temos grandes nomes de influenciadores/criadores de conteúdos, mas o que eu aprendi é jamais desistir, então vamos torcer para que um dia uma das empresas que fazem meus olhos brilham quando vejo, entre em contato comigo, para ao menos conversar, seria algo grandioso para mim. (Não sei se pode citar nome das empresas mas são Playsttaion, XBOX agora o Crash faz parte da Microsft então isso é um dos motivos que luto pra isso, entre tantas outras como Activision Blizzard, Naughty Dog).

“MULHERES gamers, desenvolvedoras LUTEM PELO SEU ESPAÇO E NÃO DESISTAM”.

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