Microsoft aposta em parceria com ASUS e desiste de portátil próprio

Microsoft abandona seu projeto de console portátil e aposta em parcerias. A decisão marca uma nova fase para o Xbox, com foco em dispositivos licenciados, como o recém-anunciado ROG Xbox Ally.
A informação foi divulgada pelo jornalista Tom Warren, do The Verge, que ouviu fontes internas da empresa. Segundo ele, a Microsoft optou por não retomar o desenvolvimento de um portátil próprio, mesmo após otimizações no Windows voltadas ao consumo eficiente de bateria em jogos.
A alternativa será trabalhar com fabricantes como a ASUS, criando consoles com a marca Xbox, mas baseados em diferentes hardwares e especificações. Essa abordagem lembra o modelo adotado por plataformas como o 3DO, nos anos 90.
Nova geração será mais aberta
Segundo o The Verge, a Microsoft prepara um ecossistema mais flexível e licenciado para a próxima geração do Xbox. Fabricantes poderão lançar seus próprios modelos, desde que usem o sistema Xbox otimizado para jogos.
A proposta é unificar a experiência gamer por meio do software, mesmo com variações no hardware. O ROG Xbox Ally e o Xbox Ally X funcionam como experimentos dessa nova filosofia: transformar qualquer tela em uma plataforma Xbox.
Desafios à vista
A mudança traz desafios técnicos e de identidade. Embora a marca Xbox seja forte, os novos dispositivos são, na prática, PCs — o que gera conflitos com retrocompatibilidade e jogos que não rodam fora dos consoles tradicionais.
Jogos exclusivos da Microsoft, via “Play Anywhere”, funcionam bem nesse novo modelo. Mas títulos third party enfrentam limitações. O cloud gaming surge como solução parcial, mas ainda não substitui a experiência nativa em performance.
O The Verge aposta que a empresa vai investir em emulação avançada e melhorias no ecossistema para superar essas barreiras — abrindo portas até para jogos de PlayStation lançados para PC.