SodaNews

Portal de notícias independente mais Geek de Mato Grosso, Brasil.
Equipe cuiabana vai competir na África com robô de LEGO

A equipe de robótica Brotherhood, do Sesi Escola Cuiabá, se prepara intensamente para disputar o campeonato internacional FIRST LEGO League Open Africa, de 7 a 9 de maio, na África do Sul. Representando o Brasil, os estudantes encaram o desafio com foco em inovação, inglês e espírito de equipe.

Nos últimos dias, os treinos da equipe Brotherhood têm tomado conta da sala do Sesi Escola Cuiabá. O grupo se prepara para uma das maiores experiências de suas vidas: representar o Brasil no campeonato FIRST LEGO League Open Africa, na Cidade do Cabo, entre os dias 7 e 9 de maio.

A vaga foi conquistada durante o Festival Nacional Sesi de Robótica, realizado em março, em Brasília. Na ocasião, os alunos se destacaram em todas as etapas e conquistaram o 2º lugar nacional na categoria Projeto de Inovação.

Felipe Queiroz, 14 anos, responsável pelo design criativo do robô, conta que o principal desafio atual é o idioma. “Toda nossa apresentação será em inglês, então temos estudado bastante para melhorar a fala”, relata.

Na prática, o robô feito com peças de LEGO precisa cumprir uma série de missões em até dois minutos e meio. Miguel Sant’Ana, 13 anos, é quem cuida da programação e dos ajustes técnicos. “Estamos corrigindo os detalhes para garantir um bom desempenho”, afirma.

As técnicas Tamires Silva e Patrícia Lorêro coordenam os treinos com equilíbrio entre rigor e diversão. “Mantemos uma rotina dinâmica, com atividades em inglês, avaliação de desempenho e foco nos valores da FLL, como cooperação e criatividade”, explica Tamires.

Mais que uma competição, a viagem representa uma imersão cultural inédita para os alunos. Alguns nunca saíram do estado e agora viverão uma experiência internacional transformadora. A equipe embarca no dia 3 de maio rumo à África do Sul.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.