Albânia nomeia primeira ministra robô para combater corrupção pública
A Albânia deu um passo inédito ao nomear Tiela, uma inteligência artificial, como ministra das contratações públicas. Ela será responsável por supervisionar licitações governamentais, área comumente associada à corrupção. O objetivo é garantir processos mais transparentes e livres de favorecimentos.
Tiela é o nome da nova ministra de Contratações Públicas da Albânia — e ela não é humana. Criada como uma inteligência artificial, Tiela foi oficialmente nomeada para comandar os processos de licitação do governo, função estratégica para garantir o bom uso do dinheiro público.
Com visual e voz humanizados, além de trajes típicos albaneses, Tiela também interage com os cidadãos, responde dúvidas, orienta procedimentos e personaliza o atendimento. Sua missão é ambiciosa: acabar com práticas de corrupção, aumentar a transparência e acelerar processos administrativos.
O uso de agentes de IA como Tiela está se expandindo rapidamente, não só em governos, mas também em empresas. Eles já são aplicados em atendimento ao cliente, vendas, treinamentos e automações.