SodaNews

Portal de notícias independente mais Geek de Mato Grosso, Brasil.
Projeto quer incluir eSports como atividade escolar no Acre

Os esportes eletrônicos, conhecidos como eSports, podem se tornar atividade extracurricular na rede estadual de ensino do Acre. A proposta está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado (Aleac) e foi apresentada pelo deputado Fagner Calegário (Podemos), a partir de uma iniciativa da Federação Acreana de Games e Tecnologia (Fagt).

O projeto de lei prevê a inclusão dos eSports nos Jogos Estudantis do Acre, além de permitir que escolas promovam competições externas e parcerias com o setor privado para estruturação das atividades. A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) será responsável por aplicar a proposta, podendo contar com apoio técnico da Fagt.

Além do estímulo ao esporte, a justificativa do projeto destaca que a indústria dos games é uma das mais promissoras da economia digital, com oportunidades profissionais em áreas como programação, design, produção de conteúdo e eventos.

Segundo a assessora da Fagt, Janaina Cardozo, o cenário acreano tem se desenvolvido especialmente entre jovens do ensino médio e universitário. “Hoje já há competições escolares e muitos jovens sonham em viver disso. Ainda não é realidade no Acre, mas está crescendo”, afirmou.

O projeto de lei, inicialmente rejeitado nas comissões da Aleac, será ajustado e reenviado para novo parecer antes de seguir para votação.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.