O crescimento da representação feminina no esporte eletrônico

Izabela Alves Santos, 26 anos, é uma jogadora de Valorant que começou no mundo dos games em 2014. Apesar dos desafios como investimento em equipamentos e conciliação de horários, ela celebra a crescente participação feminina no cenário de Cuiabá, que antes estava estagnado. A importância da representação feminina nos jogos vai além do empoderamento, criando espaços mais acolhedores e diversificados.
Início da jornada
Izabela iniciou sua jornada no universo dos jogos com League of Legends em 2014 e, devido ao seu espírito falante, foi incentivada por amigos a começar a fazer lives. Hoje, ela dedica-se ao Valorant, mas enfrenta obstáculos como o alto investimento em equipamentos e o equilíbrio entre os compromissos pessoais e o streaming.

Mais protagonismo feminino
Ela destaca a importância de ter mulheres no cenário de e-sports, principalmente em um ambiente que, por muito tempo, foi predominantemente masculino. Para Izabela, ver outras garotas no jogo inspira confiança e torna o ambiente mais inclusivo.
Em Cuiabá, ainda há um espaço reduzido para mulheres no Valorant, mas ela acredita que a mudança está a caminho. Segundo Iza ‘o cenário de Mato Grosso ainda tem pouco espaço no Valorant para mulheres, se comparado com jogos como League of Legends, mas vejo um movimento crescente para mudar isso.’
Acolhimento é fundamental
Embora as dificuldades ainda existam, como o machismo e a falta de representatividade, Izabela vê um futuro melhor. Ela ressalta que a chave para superar esses obstáculos é trabalhar a confiança pessoal, conectar-se com outras mulheres e integrar-se em comunidades menos tóxicas. Com o tempo, o peso psicológico diminui, e as jogadoras se tornam mais resilientes e ainda acrescenta ‘conheço meninas engraçadas e muito talentosas aqui de Cuiabá, e acredito que podemos crescer juntas cada vez mais.’
Em suas lives, Izabela transforma o espaço em um ambiente de acolhimento, onde o bate-papo e a interação com o público se tornam mais importantes que a jogabilidade. Começando com Valorant, ela frequentemente termina com jogos de terror em equipe, sempre estimulando a participação do chat. O respeito e a descontração dominam as transmissões, criando um lugar seguro para todos.